2 Chakra Sacral (Swadhistana)


CENTRO DAS SENSAÇÕES


Cor
associada: Cor-de-laranja
Elemento:Água.Sentidos: Paladar e apetite.
Representada por uma: Pirâmide.
Localização: centro do abdómen.
Importância desta chakra: Permite-nos equilibrar e harmonizar as nossas emoções.
Pedras semipreciosas e cristais: Ágata, Quartzo, Garnet, Olho de tigre, Turmalina cor-de-laranja, Calcita, Carneliana, Pedra lunar, Quartzo rutilado.Essências florais: Arbusto indiano da tinta, Hibisco.
Óleos essenciais: Neroli, Flor-de-laranjeira, Jasmim
Principio fundamental: Reprodução.
Partes do corpo que lhe estão associadas: Rins, área pélvica e líquidos no organismo (ex: sangue, sucos gástricos, esperma e o processo relacionados com o ciclo menstrual feminino).
Glândulas: gónada -próstrata, ovários, testículos.
Aspectos da consciência: relaciona-se com alimentação e sexualidade. Inclusive a procriação. Poderá ainda espelhar emoções reprimidas de algum incidente ocorrido na altura em que os sintomas apareceram.

Bom funcionamento desta chakra
A chakra sacral está localizada na área do umbigo, regendo a necessidade humana de procriar e de gerar vida nova.
Esta chakra está também relacionada com o sacro, e com o funcionamento do sistema reprodutivo masculino e feminino.
Dai que se diga, que a sacral projecta-se em forma de funil para o exterior do corpo, influenciando tanto as nossas amizades como os nossos relacionamentos de índole sexual com os elementos do sexo oposto.

Funcionamento deficitário desta chakra
Esta chakra surge durante a fase da puberdade, estando directamente relacionada com a natureza sexual do ser humano, com o despertar do desejo e da curiosidade sexual nos adolescentes.
E tendo em conta que esta chakra é formada durante os anos conturbados da puberdade, normalmente encontra-se em profunda desarmonia ou em estado de "caos".
Deste modo, a puberdade é geralmente conhecida como a fase na vida em que as energias percorrem o corpo das pessoas de modo descontrolado e livre, gerando no seu percurso emoções fortes tanto ao nível físico, como emocional, mental espiritual.
E não é de estranhar que tanto a sociedade como os progenitores, educadores e religiões no geral, estando cientes deste tumulto energético, tentem controla-lo, limita-lo ou até reprimi-lo.
Estas energias puras, são por vezes intimidadoras para quem as presencia, e constrangedoras para quem as vive. Contudo, estas energias fazem parte integrante do ser humano, e devem ser encaradas pela sociedade como algo de natural e fundamental á vida e crescimento do ser humano.
Dai que, a forma como as pessoas encararam a sua sexualidade é algo que remonta á época da infância, estendendo-se até á da fase da puberdade.
E a necessidade de se abraçar ou de se rejeitar este aspecto importante da vida humana, é algo que se imprime na mente de cada individuo desde tenra idade, conduzindo-o/a á formação da sua personalidade adulta, e forma de estar na sociedade e no mundo.
De igual forma, a falta de interesse sexual, a falta de curiosidade, a falta de criatividade, a incapacidade de expressão corporal, a rejeição de contacto físico (ou incapacidade de demonstrar contacto físico), são um sinónimo claro de disfuncionalidade ao nível desta chakra.
Dai que se diga, que todos os problemas relativos á expressão das emoções ou da afectividade humana bloqueiam esta chakra ou levam-na a fechar-se.
Já no caso dos adultos, quando esta chakra está a funcionar em desarmonia ou se encontra bloqueada, a pessoa tende a revelar problemas relativos á sua afirmação sexual e segurança física.
E este tipo de problemas, normalmente tendem a originar excessos de fantasia ou desvios sexuais.
Ainda no caso desta chakra se encontrar bloqueada ou no caso de estar a funcionar deficitariamente, a pessoa tem tendência para:
Rejeitar a sua própria sexualidade;
Rejeitar o contacto físico com os outros seres humanos;
Sentir inibição em termos sexuais, tendo dificuldade em exprimir as suas necessidades físicas, fantasias ou desejos mais íntimos (preferindo suprimi-los a encará-los);
Desenvolver noções erradas relativamente á sexualidade humana, encarando o acto sexual como um vicio ou como um acto pecaminoso;
Ter dificuldades de relacionamento em termos de amizades ou de relações amorosas;
Desenvolver doenças ou problemas físicos nas zonas sexuais ex: impotência, frigidez, etc;
Ter comportamentos promíscuos e desviantes;
etc. Finalmente, importa ainda referir que uma chakra sacral deficiente e desarmoniosa pode conduzir a casos de suicídio entre os jovens ou adolescente